segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Nós, estudantes, ocupamos a reitoria da UFRJ, no dia 18 de outubro de 2007, para manifestarmos uma posição contrária à aprovação do P.R.E. (Plano de Reestruturação e Expansão, elaborado pela Reitoria), que significa a adesão da UFRJ ao REUNI (decreto 6.096/07 do Governo Federal).
O REUNI impõe/representa um modelo de educação precarizada, pois prevê uma reestruturação das Universidades Federais, baseada em cursos breves de formação generalista e flexibilização de currículos, adaptados aos mercados, em detrimento do ensino e da pesquisa voltados aos interesses do povo brasileiro. O governo faz uma chantagem econômica com as universidades, ao condicionar o repasse de verbas ao cumprimento de uma série de metas lesivas a educação pública.
O compromisso social da Universidade não deve se limitar a produção de diplomas conforme as imposições do REUNI. A Universidade deve ter um objetivo de questionar os problemas da sociedade brasileira, contribuindo para a formação de um país soberano.
Ao longo dos últimos meses surgiram na comunidade acadêmica projetos alternativos ao apresentado pela reitoria. No entanto, devido a estrutura atual dos órgãos colegiados, que não são paritários, a real divergência e as reivindicações de diversos setores da comunidade nunca chegaram a ser apreciados nos espaços decisórios. Essa exclusão de parte das opiniões existentes ficou flagrante no Conselho Universitário realizado no dia 18, em que a votação foi encaminhada sem nenhuma discussão (somente dois conselheiros falaram e nenhum dos poucos conselheiros estudantis inscritos pode fazer uso da palavra).
Por isso, nós estudantes sentimos a necessidade de ocupar esta reitoria para denunciar o conteúdo deste projeto como um ataque a todos os que lutam por uma educação pública, gratuita e de qualidade.
Sendo assim, exigimos:

1) Não ao REUNI do governo Lula e contra o Ante-projeto da reitoria
2) Que a reitoria reconheça a ilegitimidade do CONSUNI realizado no dia 18 de outubro
3) Congresso interno para discussão de um novo projeto de expansão, reforma e transformação da universidade e plebiscito para a tomada de decisão sobre a adesão ou não da UFRJ ao Reuni.
4) Elaboração de um verdadeiro plano de ampliação e transformação da Universidade que contemple:

A) Mais vagas nas Universidades Públicas, mantendo os cursos integrais e ampliação dos cursos noturnos
B) Aumento de verbas públicas que garantam a efetiva manutenção e expansão
C) Conclusão das obras do Bandejão e Bandejão em todos os campi
D) Melhoria dos transportes (através de plano discutido com a comunidade universitária; extensão de linhas externas) e melhor integração através dos transportes entre os centros e entre os campi
E) Expansão e reforma do alojamento
F) Melhoria da infra-estrutura da Universidade (reforma das redes elétricas dos prédios, mais bebedouros, limpeza dos banheiros e reforma dos mesmos, salas de aula, ampliação e melhores computadores em laboratórios de informática, mais salas de estudo, melhores auditórios, melhoria da segurança nas condições de trabalho e ensino de laboratórios, recuperação de áreas de lazer e melhor iluminação, maior vigilância no Fundão)
G) Ampliação e reformas na creche universitária
H) Mais bolsas auxílio e de Iniciação Cientifica, com aumento do valor das mesmas.
I) Reformas e manutenção das bibliotecas
J) Concursos públicos para professores e técnicos administrativos.
L) Pela efetivação dos terceirizados e apoio a sua organização
M) Fim do vestibular: pelo livre acesso à Universidade Pública
N) Maior subsídio público para pesquisa e extensão

Declaramos, também, que a União Nacional dos Estudantes (UNE) não fala em nome da ocupação na reitoria da UFRJ

Nenhum comentário: